top of page
Banner_NacionaesLEMC_Suporte.png

A história

A antiga Guarda Nacional criada por meio da Lei de 18 de agosto de 1831, no Período Regencial do Império, tinha a finalidade de defender a Constituição, a Liberdade, a Independência e a Integridade do Império, mantendo a obediência às leis, conservando a ordem e a tranquilidade pública.

Durante sua existência participou de inúmeras batalhas para manutenção do nosso território e teve um importante papel na Guerra do Paraguai, com seus integrantes compondo o Corpo de Voluntários da Pátria. Apesar de terem sido praticamente esquecidas, as Guardas Nacionaes atravessaram um dos períodos mais importantes da história, pois foi criada no ano em que D. Pedro I retornou a Portugal para assumir o trono, deixando aqui seu filho D. Pedro II com apenas 5 anos, dando início ao Período Regencial do Império. Na época a Independência ainda não estava consolidada e algumas províncias permaneciam fiéis à Coroa Portuguesa e não ao Brasil, por isso inúmeras batalhas se seguiram até que fosse garantia território como conhecemos nos dias atuais.

f7bda27a0e3b831b64081e90254141dd.jpg
Farda da Guarda Nacional.

Os Nacionaes também estavam presentes na Praça da República (antiga Praça da Aclamação), no Rio de Janeiro durante a Proclamação da República em 1889. O levante liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca pôs fim a Monarquia e instituiu a República em nosso país.
 

Durante sua existência os Guardas Nacionaes serviram a um Imperador e a onze presidentes da chamada República Velha.
Pela glória de nossa terra, nosso povo e nosso chão, os Guardas Nacionaes lutaram e derramaram seu sangue para assegurar o território nacional da forma como conhecemos hoje.

Seus integrantes tiveram destacado papel no cenário político nacional, até que foram oficialmente desmobilizados em setembro de 1922.

 

O Moto Clube

O NACIONAES LEMC foi criado no dia 8 de novembro de 2014, em Brasília no Distrito Federal. A premissa da sua fundação foi a de resgatar a história dos antigos Guardas Nacionaes brasileiros, legítimos guardiões da Constituição, da Liberdade e da Independência do Brasil.


Irmanados pela tradição e pelo legado dos guardiões, profissionais de carreira da Segurança Pública, Magistrado, Forças Armadas, Sistema Prisional e Membros do Ministério Público, que no dia-a-dia somam esforços para minimizar efeitos nocivos da violência e da criminalidade, bem como atuam na preservação da soberania nacional, muitas vezes com o sacrifício da própria vida, se uniram para compartilhar nas estradas, viagens e passeios o interesse mútuo pela vida em duas rodas, pelo espírito de aventura e pelo desejo de liberdade.

d43b6e2d411b5b5c5c5f21e4e0a10f19.jpg
5296caf3814aaadfdcfe778b4aefd3d0.jpg

Visão
Compartilhar nas estradas, viagens e passeios o interesse mútuo pela vida em duas rodas.

Propósito
Unir operadores da segurança pública, militares das Forças Armadas, Agentes Prisionais e membros do MP e do Judiciário em torno do mundo do motociclismo e do motoclubismo.

 

Endumentária Guarda Nacional

Determinados a não permitir que o legado e a tradição permanecessem esquecidos, a história foi resgatada e quase um século após sua desmobilização, os NACIONAES voltam a caminhar sobre a terra e a rodar com suas motocicletas pelo território que foi garantido pela antiga Guarda Nacional.

Os Nacionaes de hoje assumiram o compromisso fiel de honrar a tradição daqueles que foram os grandes responsáveis pela manutenção da unidade nacional.

Atualmente estamos presentes em dezenove  Estados, contamos com três Chapter na Itália e embaixadas nos Estados Unidos e  Chile, temos como valores pétreos a honra, o respeito e à lealdade aos irmãos motociclistas.

NOSSOS VALORES


Confiança
Nós confiamos e honramos nossos irmãos de armas e de estrada, podemos ter origem em diferentes estados e países, mas compartilhamos os mesmos ideais e estamos irmanados sob o mesmo código de conduta e sólidos valores fundamentais.
 
Coragem
Nós temos a coragem de seguir pelo caminho menos comum. Nós honramos o passado e somos pioneiros em desbravar novos destinos.
 
Respeito
O mundo do motoclubismo possui regras e costumes universais e nada é tão valorizado como o respeito aos irmãos do MC e aos motociclistas. Em nosso próprio brasão trazemos a mensagem: respeite para ser respeitado.

 

bottom of page